Respeitável público, apresentamos agora a resenha do circo mais legal de todos os tempos! O Circo Mecânico Tresaulti!!!!

Primeiro romance da escritora Genevieve Valentine, o Circo Mecânico Tresaulti narra muito mais que a história de um circo com pessoas modificadas mecanicamente num lugar distópico e futurístico.

O romance conta a história de um circo itinerante que atravessa o país levando os integrantes modificados como atração principal. Uma mistura de circo dos horrores com steampunk, distopia e cheiro de guerra e manipulação governamental no ar, a autora consegue fazer personagens tão bem elaborados que nos interessamos em coisas menores do que os acontecimentos ao redor.

A história é narrada de forma não linear, onde o passado e o presente não seguem uma linearidade padrão, e a qualquer hora você pode estar lendo um flashback, e narrado por qualquer personagem, já que o romance não possui um protagonista, mas sim vários personagens que se misturam numa teia de aranha de acontecimentos  interessantes de forma bem elaborada e empolgante.

Com um número grande de personagens, acabamos nos envolvendo mais com alguns, como Little George, cujo temos mais narrativas e consequentemente seu ponto de vista, Boss, a chefe do circo, Bird, Stenos e Elena…. e quando percebemos, estamos envolvidos no clima do circo e somos mais um dos integrantes, preparados para mais uma apresentação antes de sair da cidade e fugir do Governo. Governo esse está numa guerra eterna e procura lucros de todas as formas, além de ter um interesse especial em “homens-máquina” que podem executar façanhas impossíveis.

O Circo Mecânico Tresaulti é um livro que te compra inicialmente pela beleza dos detalhes, as ilustrações bem feitas, a capa bem feita, mas acaba te comprando por apresentar uma narrativa tão bela quanto os detalhes, de uma forma íntima e com sensibilidade no nível correto. É um livro bonito por dentro e por fora, e que nos faz querer asas para voar, apenas para podermos parar na tenda do circo e ver tudo aquilo que acabamos de ler se apresentar maravilhosamente bem em frente aos nossos olhos.

PS: A  edição de colecionador da Darkside é muito bem feita, com ilustrações especiais, capa dura e efeitos em relevo, fita de seda e marcador, além de ser muito bela 😉